Veja porque a evolução das empresas se parece muito com a evolução das espécies.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças 

Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.

Darwin pôde perceber ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no meio ambiente havia características comuns. Isso o levou a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, e não uma característica imutável como antes era comum entender. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem.

Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.

Entretanto, para Darwin, evoluir é mudar biologicamente (e não necessariamente se tornar melhor), e as mudanças geralmente ocorrem para que exista uma adaptação das espécies ao meio ambiente em que vivem. A esse processo de mudança em consonância com o meio ambiente Charles Darwin deu o nome de seleção natural. 

No julgamento de Kitzmiller vs Dover, Dr. Miller explica de forma simples e direta o que é Evolução, a ideia básica da Seleção Natural e o que Darwin percebeu em seus estudos.

 

A Teoria da Evolução das Espécies pode ser explicada, de forma simplificada, pela girafa. Ela originalmente não teria o pescoço tão comprido. Ele foi aumentando ao longo de milhares de anos de evolução devido à necessidade de alcançar cada vez galhos mais altos a fim de se alimentar.

Já a Teoria da Seleção Natural diz que só os melhores sobrevivem e que esses geram gerações cada vez melhores. Exemplificando, também de forma simples, nascem 5 coelhos e um deles é bem mais rápido que os outros. Quando uma raposa ataca, ela agarra e mata 3 coelhos lentos. O rápido escapou por méritos e um lento por sorte. Cada um desses coelhos gera uma nova geração. Os filhos do coelho rápido serão mais rápidos que a média e os do coelho lento, mais lentos. As raposas sempre agarrarão os mais lentos. Dessa forma, em poucas gerações os coelhos mais lentos desaparecerão.

No mundo das espécies, não sabemos dizer ao certo quem está certo. Mas no mundo das empresas e dos profissionais, as Teorias da Evolução e da Seleção Natural estão totalmente corretas

Teoria da Evolução nas empresa - Somente sobrevivem as empresas e os profissionais que evoluem constantemente de acordo com as mudanças no ambiente. Seu “pescoço de girafa” tem que crescer continuamente, caso contrário, “morrerá de fome”. Ou seja, a melhoria de desempenho tem que ser constante.

Teoria da Seleção Natural nas empresa - Os melhores sobrevivem e os piores ficam para trás. Os melhores devem continuar melhorando, até porque, segundo a mesma teoria, “as raposas também vão ficando mais rápidas”.

Assim, funciona com as empresa, nascem e são introduzida ao mercado se adaptando. Mas, caso não se adapte terá problemas em sobrevier

A permanência de uma empresa no mercado estão condicionados a saber se adaptar ao mundo em volta, a saber encontrar seu espaço dentro do ecossistema do mercado.

Os tempos, no entanto, são distintos, no sentido de que a evolução das espécies é um processo de milhares de anos, mutação a mutação, que faz com que os recursos que melhor permitem competir passem a fazer parte do genoma da espécie. Ao contrário, as empresas devem e podem se adaptar às mudanças muito mais rápido que os mercados. O que se mantém válido é que as pistas sobre como as empresas e espécies devem evoluir para ser mais competitivas residem no meio: os traços que permitem que a espécie seja mais forte em seu ecossistema permanecem, assim como as estratégias que fazem a empresa mais competitiva em seu mercado.

 

Resumo

A primeira teoria de Darwin chamada “Variação” revela que “os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco. Essa variabilidade contribui para o processo evolutivo ao apresentar em diferentes indivíduos características diversas.”

Vejamos, podemos inserir essa lei no mercado, onde é possível que uma variação de empresas de diferentes segmento, venham concorrem entre si. No processo evolutivo, podemos considerar a atualização profissional das empresa e o acúmulo de conhecimentos necessários para se manter ativa no mercado ou sonhar com o mercado desejado.

A terceira lei fala da “Seleção”, “a competição pelos recursos ambientais seria um fator determinante para a evolução de uma espécie.”

Existe variação de mercado e opções de oportunidades, e consequentemente provocando maior competitividades entre as empresa.

Outra lei de Darwin para uma reflexão, que é a última e a mais importante... a “Adaptação”, “característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente. Mas, pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.”

Essa fica mais evidente e melhor aplicada, com as constantes mudanças, exigências e até crise no mercado, dependendo do segmento, somente quem se preparar e adaptar às suas demandas consegue se sobressair, alcançar o sucesso empresarial e garantir um futuro promissor.

Em razão da globalização, o mercado passa diariamente por transformações, adaptar-se a elas é um desafio para todas as empresas, por isso, manter-se atualizado e definir planos estratégicos é essencial para a melhor posicionamento no mercado.

Hoje investimento de alto custo não são mais eficiente como antes. Então surgir o marketing na internet como uma forma de criar visibilidade e posicionamento para as empresas com investimento acessível e enxuto comparado como as midias tradicionais.

Apesar da variação de meios na internet como redes sociais, email marketing, sites de busca, mídia paga, web site para se comunicar, somente as empresa melhor direcionada e melhor integre estes canais conseguem atingir seus objetivos. A seleção de canais e metas muito bem traçado consegue diferenciar da concorrência. Hoje adaptar-se e uma exigência constante, então fazer um planejamento de marketing digital focado no cliente e um grande diferencial.

Hoje o marketing na internet proporciona para as empresa criar um planejamento de comunicação focado no cliente e de resultado.

E você vai evoluir ou fará parte das espécies extintas?

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Provérbios 3.13).

 

Jakson Veras - Formado em analise de sistema web e experiência em Gestão de Projetos e Marketing Digital. Acredita que o Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade e Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. É o que lhe permite conquistar algo.

Criação de Site Adaptável
Celular, Computador, Tablet

Criação de Site Adaptável

[forms ID=7]

 

[forms ID=9]

© 2017 Janex . Todos os direitos reservados